quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Dois milhões de contemplações de consórcio em 10 meses de 2012. O DR. CONSÓRCIO - http://doutorconsorcio.blogspot.com - está trabalhando para ultrapassar três milhões em 2013.

07/01/2013 - Dois milhões de contemplações em 10 meses de 2012
 
O número de participantes ativos, um dos principais indicadores de interesse, apontou um total de 5,10 milhões, com alta de 10,9%. Há um ano, havia 4,60 milhões. Mesmo com estabilidade nas vendas, que acumularam 2,08 milhões (jan-out/2012), o volume de negócios atingiu R$ 65,8 bilhões, 3,5% acima do verificado no mesmo período de 2011, quando chegou a R$ 63,6 bilhões.

As contemplações, momento no qual os consorciados têm a oportunidade de adquirir bens móveis, imóveis ou contratar serviços, superaram um milhão, de janeiro a outubro de 2012. Em relação aos dez meses de 2011, o acumulado foi 12,4% acima.

Exemplos do sucesso do Sistema de Consórcios de 2012 são no setor de veículos automotores. A participação das contemplações para aquisição de automóveis e comerciais leves, ampliou-se. De acordo com levantamento feito pela assessoria econômica da ABAC, comparando os últimos três anos, considerando somente os nove primeiros meses, observou-se que os chamados veículos leves apresentaram aumento na participação na comercialização em todas as regiões. No Sul a alta foi de 24,5%.

No levantamento foram comparadas ainda as performances dos setores de motocicletas e motonetas. Sobre as duas rodas, o crescimento dos consórcios na região Sul foi o maior, 31,4%. Subiu de 19,1% (2010) para 25,1% (2012). A média nacional apresentou 18,3% de aumento, partindo de 36,0% (2010) chegando a 42,6% (2012). As demais regiões tiveram percentuais variando de 6,25% até 19,4%.

“Pode-se concluir que 2012 foi um ano muito bom para o Sistema de Consórcios”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. “Houve um grande avanço, não apenas nos resultados, mas também no comportamento do consumidor, que vem se conscientizando sobre a necessidade de consumir de forma responsável e entendendo a importância da educação financeira. Isso tem possibilitado um crescimento sustentável para os diversos elos da cadeia produtiva, considerando o impulso dado pelo Sistema de Consórcios, um mecanismo genuinamente nacional”.

Os números obtidos nos estudos feitos pela assessoria econômica demonstram que o consumidor tem encontrado no mecanismo uma forma inteligente de poupar, com objetivo definido. Caso não necessite adquirir o bem ou contratar o serviço imediatamente, o consórcio é uma das melhores alternativas para realizar, de forma econômica e planejada, o sonho de consumo de todas as classes sociais. Ao participar de um grupo, o consorciado torna-se poupador, comprometido com o pagamento das parcelas mensais, podendo ser contemplado por sorteio ou lance. Com o crédito em mãos, passa a ter o poder de compra à vista, com possibilidade de barganhar e obter descontos, traduzindo-se, portanto, em boa opção de negócio. Isso tem feito com que o Sistema cresça gradativa e de forma consistente.

CONSÓRCIO DE IMÓVEIS
Dados do primeiro semestre deste ano do Banco Central do Brasil mostram aumento da participação do Sistema na aquisição da casa própria. Nos últimos três anos, a aquisição de imóvel pelo mecanismo apresentou variações a partir de 14,0% em 2010, ligeira retração em 2011, 12,92%, e recuperação para 14,4% no primeiro semestre de 2012, somente considerados os contratos de financiamento imobiliário firmados no âmbito do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo.

Ainda este ano, vivendo as conseqüências das oscilações dos últimos vinte quatro meses, enquanto de janeiro a junho a média mensal esteve em 5.920 contemplações, de julho a outubro, o cálculo médio superou 6.510, uma expansão de 10%.

“A redução foi um reflexo natural da análise do comprador que, em função dos aumentos irreais dos preços dos imóveis, ficou aguardando a estabilização”, diz Rossi. “A retomada das vendas de cotas vem acontecendo de forma gradativa com as administradoras ampliando os valores dos créditos, que hoje já chegam a um milhão de reais, sinalizando a tendência para estabilidade com viés de alta para 2013”, completa.

PERSPECTIVAS PARA 2013

Ao falar sobre as perspectivas para 2013, Rossi mostrou-se otimista e ao mesmo tempo conservador. Esclareceu que “a ABAC, representante do segmento, confia nas ações pontuais das autoridades econômicas, especialmente nas do Banco Central do Brasil. Acreditamos que o Sistema de Consórcios continuará crescendo, apesar do cenário instável. Vale lembrar também que o brasileiro é hoje um consumidor mais responsável planejando melhor seu futuro”.

Ao considerar o consórcio como poupança e formador de patrimônio pessoal, familiar ou empresarial, complementa, “tem sido escolhido como opção no planejamento por ser de custo mais baixo entre os mecanismos disponíveis no mercado. Por isso, projetamos crescimento de 5% a 7% para 2013”.

A demanda doméstica deverá continuar sendo o principal suporte da economia, apoiada na expansão moderada do crédito, pela geração de empregos e aumento da renda. Dessa forma, mesmo diante de um ainda complexo ambiente internacional, as perspectivas apontam intensificação do ritmo de atividade no próximo ano.

RESUMO DO SISTEMA DE CONSÓRCIOS

NÚMEROS DO SISTEMA DE CONSÓRCIOS
SEGUNDO A ASSESSORIA ECONÔMICA DA ABAC
EM DEZ MESES DE 2012, O SISTEMA DE CONSÓRCIOS APRESENTOU CRESCIMENTO DE 10,9% NO TOTAL DE PARTICIPANTES, ESTABILIDADE NAS VENDAS DE NOVAS COTAS, E 12,4% NAS CONTEMPLAÇÕES.

OS NÚMEROS CONFIRMAM SUA IMPORTÂNCIA PARA O BRASILEIRO E PARA A CADEIA PRODUTIVA, IMPULSIONANDO O CONSUMO RESPONSÁVEL E MANTENDO O NÍVEL DA ATIVIDADE ECONÔMICA.

- PARTICIPANTES (CONSORCIADOS)
- 5,10 MILHÕES (EM OUTUBRO/2012)
- 4,60 MILHÕES (EM OUTUBRO/2011)
CRESCIMENTO: 10,9%

- VENDAS DE NOVAS COTAS (NOVOS CONSORCIADOS)
- 2,1 MILHÕES (JANEIRO-OUTUBRO/2012)
- 2,1 MILHÕES (JANEIRO-OUTUBRO/2011)
ESTÁVEL

- CONTEMPLAÇÕES (CONSORCIADOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE COMPRAR BENS)
- 1,01 MILHAO (JANEIRO-OUTUBRO/2012)
- 898,8 MIL (JANEIRO-OUTUBRO/2011)
CRESCIMENTO: 12,4%


Fonte: Assessoria de Imprensa ABAC



Faça CONSÓRCIO com CAVALCANTE. CONSÓRCIO é Sinônimo de CAVALCANTE. Faça CONSÓRCIO com o DR. CONSÓRCIO.









SOLICITE UM PROFISSIONAL ESPECIALISTA EM CONSÓRCIO

SOLICITE UM PROFISSIONAL ESPECIALISTA EM CONSÓRCIO DE MOTO, CARRO, CAMINHÃO, VIAGEM, CIRURGIA, EMBARCAÇÃO, AERONAVE, EQUIPAMENTOS E MÁQUINAS, CONSTRUÇÃO, REFORMA, TERRENO E IMÓVEL - CONSÓRCIO UNIFISA - EMPRESA ESPECIALISTA EM CONSÓRCIO.


Luis Cavalcante - ABRAPECON 0001/12
Economista e Consultor em Orientação Financeira

E-mail ou msn: economistaluiscavalcante@bol.com br

Sype: economistaluiscavalcante

Facebook: http://facebook.com/economista.luiscavalcante
Fones: (11) 9 5475-3352 / 3448-3124


PROFISSIONAL ASSOCIADO A ABRAPECON E ABRAPIC:

Associação Brasileira de Profissionais Especialistas em Consórcio
Associação Brasileira de Poupadores e Investidores em Consórcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário